A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES FEMININAS NA PÓSMODERNIDADE: UM ESTUDO DE CONTOS DE DORIS LESSING
Doris Lessing. Identidade. Pós-moderno.
As personagens femininas em Doris Lessing se defrontam constantemente com problemas relacionados a suas identidades, assim ocorre com as protagonistas de “An old woman and her cat”, “Our friend Judith” e “To room nineteen”, respectivamente, Hetty, Judith e Susan, em meio a processos de identificação problemáticos, onde são frequentemente fragmentadas e deslocadas, buscam os caminhos que as levem às suas completudes. De acordo com o que foi mencionado acima, esta pesquisa visa investigar como, na pós-modernidade, se dá o processo de construção identitária das protagonistas femininas desses contos, incialmente apontando a que ponto a identidade das protagonistas femininas se tornam fragmentadas e descentradas; em seguida buscamos examinar quais fatores assumem relevância durante o processo de identificação das personagens; e, por fim, examinar como as protagonistas femininas lidam com os conflitos gerados pela crise de identidade pela qual atravessam, assim como quais são as consequências geradas por esse processo. Para o alcance dos resultados buscou-se suporte em Hall (2014), Ferguson (1991), Woodward (2000), Weeks (2002), Funck (2011), Bordo (1997), Althusser (1970) entre outros. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. As três personagens se enquadram na definição de sujeito pós-modernos, pois não se relacionam somente com uma, mas várias identidades, muitas vezes incongruentes, estas são geradas a partir da interação com diversos sistemas simbólicos que fornecem representações com as quais as personagens se identificam.