Análise semiótica de textos publicitários: Buscando ideologias dominantes contidas em panfletos.
Semiótica Social, Multimodalidade, Publicidade, Ideologia.
Neste trabalho, faremos uma discussão teórica e metodológica sobre a análise de textos multimodais à luz da teoria da Semiótica Social acompanhada de empréstimos da Analise Crítica do Discurso e também dos estudos da linguagem de base marxista sobre a Ideologia e seus efeitos na sociedade. O gênero textual a que pretendemos investigar no segundo momento desta pesquisa são os panfletos, os quais com anúncios diversos e distribuídos pela cidade de Teresina nos anos de 2014 e 1015. Debruçamo-nos sobre estudos de autores comoKress e van Leeuwen (2006; 2008), Almeida (2008), Natividade & Pimenta (2009) e Carvalho (2010), dentre outros, no intuito de conhecermos um pouco mais sobre a teoria da Semiótica Social;Fairclough (2001), Brent (2009), Resende e Ramalho (2014), para o conhecimento da Análise Crítica do Discurso; Bahktin (1986) para tratarmos sobre a ideologia marxista na linguagem; Richers (1994), Vanoye (2002), Sant’anna (2002) e Citelli (2005), Lantolf&Thorne (2007) para a compreensão dos elementos comuns à publicidade e seu papel sociocultural. Destacamos que por se tratar de pesquisa ainda em desenvolvimento, serão encontradas lacunas importantes, que, entretanto, serão preenchidas no decorrer de nossos investigações.