A figura literária espelho no macrotexto de Cecília Meireles: uma unidade temática.
Espelho. Cecília Meireles. Ficção. Crônicas
O objeto de estudo deste trabalho é o macrotexto produzido por Cecília Meireles, no período de 1939-1964, visando verificar a figura literária espelho na produção de ficção de Cecília Meireles e oferecer uma unidade orgânica textual nessa produção literária. Utilizamos como aporte teórico para a concretização do objetivo: Os procedimentos metodológicos de análise literária, proposto por Carlos Reis (2006), concretizado no estudo da tradição estética e da tradição cultural. Pontuamos, primeiramente, o conceito e a finalidade da ficção, para posteriormente analisarmos ela como macrosigno pertinente ao contexto sócio-histórico, para isso, o nosso estudo é constituído por: Umberto Eco (1991) com o conceito abertura da obra; Mikhail Bakhtin (2006) e a sua proposta acerca do dialogismo textual; e Gerard Genette com a transtextualidade. Analisamos a organização interna das crônicas, á luz de Antonio Candido (1992; 2006) e Afrânio Coutinho (1986). Conforme o tema Espelho foi identificado e sintetizado às crônicas em O olhar, A relação de alteridade Eu/Outro e A projeção de imagem para fundamentar nossa análise. Ressaltamos também a organicidade temática nos poemas, de forma sucinta, sendo possível, através dos estudos de Octávio paz (1982) em O arco e Lira e Alfredo Bosi (1977). Acentuamos pela análise das obras de ficção configuram como um jogo de enunciados proposto pelo autor, com a preocupação de um leitor, desta forma a ficção é dotada de pistas para a fruição textual como o produto de modalização ideológica.