ANÁLISE SEMIÓTICA DA BELEZA EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE MAQUIAGEM
Publicidade; Imagem; GDV; Beleza; Ideologia.
Com o objetivo de investigar a formação de sentido em textos multimodais do gênero anúncio publicitário, este trabalho descreve os processos semióticos presentes na estrutura dos textos, com fins a uma investigação da contribuição persuasiva de conceitos de beleza possivelmente trazidos ideologicamente na sua estrutura. Estudos de imagens em conjunto com textos verbais surgiram a partir da necessidade de se compreender como funciona a utilização de recursos semióticos na construção de sentidos produzida pelos mesmos. Nesse contexto, esta pesquisa tem o intuito de investigar o processo de construção de sentido do conceito de beleza em anúncios publicitários de maquiagem, focalizando a relação das semioses constituintes do discurso. Busca-se, assim, analisar essa construção conceitual da beleza em anúncios publicitários específicos através principalmente do seu caráter interativo interpessoal e composicional, buscando, por meio da análise semiótica social, recorrendo à Gramática do design visual, de Kress e van Leeuwen (2006), perceber o papel social e ideológico desse conceito do que é belo para a informação publicitária com fins persuasivos nessa relação entre produção e consumo de informação. De acordo com os objetivos a serem atingidos neste trabalho, a metodologia utilizada é exploratória, de base qualitativa, com análise descritiva dos dados. Para tanto, foi selecionado um corpus de 6 anúncios publicitários recolhidos em revistas femininas brasileiras publicadas nos meses de junho e outubro de 2014. Com o desenvolvimento desta pesquisa, observou-se esses ideais de beleza e seu comportamento como elemento construtor de argumento para a venda de produtos que, teoricamente, atenderiam a essa demanda do público alvo de adquirir o que socialmente é aceito enquanto belo. Assim, o conceito de beleza trazido em cada texto, através de seus elementos, verbais e/ou imagéticos, constitui em si mesmo o principal argumento persuasivo e traz consigo constructos de significação que acionam uma necessidade de consumo que é o primordial intuito de um texto que comunica com finalidade de venda de produtos e, inclusive, ideias. Essas ideologias apresentadas constituem-se socialmente em verdade, por meio das estratégias argumentativas presentes nos textos, no momento desse diálogo entre participantes do processo textual. Esse instante de atividade social favorece um processo que constrói valores dentro de uma sociedade consumidora de produtos, mas, principalmente, de ideias e informação valorativa.