Cantando a resistência: uma análise da Ópera do malandro sob a perspectiva do teatro épico de Bertolt Brecht.
Ópera do Malandro. Chico Buarque. Teatro Épico. Bertolt Brecht.
Este trabalho tem como corpus a comédia musical Ópera do malandro, composta em 1978 por Chico Buarque de Hollanda. O objetivo desta pesquisa é demonstrar que o referido autor utilizou-se da teoria do teatro épico de Bertolt Brecht para traçar, criticamente, o perfil da sociedade brasileira inserida no regime ditatorial de 1964 a 1984. O método utilizado para a análise política da peça teatral em questão foi o estudo comparativo entre o comportamento de algumas de suas personagens marcantes e o momento histórico pelo qual atravessava o país na década de 1970. Para tanto, foram apreciados alguns trechos da obra, incluindo diálogos e música, bem como, o estudo das composições “O malandro”, “Se eu fosse o teu patrão” e “Geni e o Zepelim”. O estudo da Ópera do malandro, a partir das ações das personagens e das canções, confirma que Chico Buarque, por meio da teoria de Brecht, metaforizou a situação política, social e econômica de um Brasil governado por militares. Como suporte teórico utilizou-se Bertold Brecht (1976, 1978, 2004), Anatol Rosenfeld (2011, 2012), Georg Lukács (1965,1970), Peter Szondi (2001), Adélia Bezerra de Meneses (2002), Solange Ribeiro de Oliveira (2011), dentre outros nomes.