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Banca de DEFESA: DEISLANDIA DE SOUSA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEISLANDIA DE SOUSA SILVA
DATA: 20/04/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Vídeo I
TÍTULO: Tempo verbal: por uma prática reflexiva em livros didáticos à luz da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas de Antoine Culioli
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da Língua Portuguesa; Livro didático; Tempo verbal; TOPE.
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Esta pesquisa insere-se no quadro da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE) de Antoine Culioli, a qual concebe que o sentido de uma ocorrência gramatical não se encontra previamente estabelecido, ele é construído no e pelo enunciado, considerando a interação entre as unidades que o compõe e as operações que são colocadas em jogo pelos sujeitos. Calcado nesse viés construtivista da TOPE, o presente estudo objetivou investigar e descrever a abordagem teóricometodológica que os livros didáticos de Língua Portuguesa apresentam para o estudo da categoria gramatical tempo verbal, no modo indicativo. Para tanto, selecionamos como corpus quatro coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa representativos do Ensino Fundamental II, em específico, das séries de 6º e 7º ano. Como critérios, apenas aquelas pertencente aos triênios de 2011 a 2013 e 2014 a 2016 do PNLD e adotadas pela rede pública de ensino da cidade de Teresina-PI. Metodologicamente, foi realizada uma descrição e reflexão da abordagem teórica e metodológica do conteúdo tempo verbal presente nesses LDs. Em seguida, procedeu-se uma comparação dessas abordagens com vista a verificar o que havia de convergente e divergente no tratamento dado ao tempo verbal nos LDs em análise. A relação entre as análises e o aparato teórico da TOPE culminou em uma sugestão de abordagem, mais critico-reflexiva, do tempo verbal, em forma de atividades priorizando uma visão dinâmica da língua e trabalhando esse conteúdo como um elemento que dá suporte à significação dos enunciados em situações concretas de uso. Pelas análises, constatou-se a observância de uma relativa mudança, ainda que de forma bastante incipiente, na abordagem do tempo verbal pelos livros didáticos, uma vez que já se verifica uma proposta de estudo pautada no uso da língua. Entretanto, MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS / CCHL Campus Universitário Petrônio Portela Bairro Ininga – Teresina – Piauí – CEP 64049-550 Telefones: (86) 3215-5794 / 3215-5942 – E-mail: posletras@ufpi.br ainda há na abordagem do tempo verbal pelos livros didáticos a predominância de uma perspectiva estática da língua à medida que o explora com base em uma metodologia clássica de classificação e identificação de formas. Além disso, observou-se na comparação entre as abordagens teóricometodológicas que há uma divergência em suas propostas de estudo haja vista que na abordagem teórica os LDs presentam um estudo correlacionado às situações de uso da língua já na metodológica verifica-se a recorrência de abordagens bastante metalinguística pautada em definições e classificações do conteúdo estudado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JANETE DOS SANTOS BESSA NEVES - PUC - RJ
Interno - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Presidente - 423483 - MARIA AUXILIADORA FERREIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 27/03/2017 16:35
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