A presente pesquisa insere-se no contexto da Análise sociorretórica de gêneros. Optamos por estudar a dissertação de mestrado por conta da carência de investigações sobre esse gênero no Brasil, e escolhendo a seção/capítulo de metodologia de dissertações de mestrado em Linguística do PPGEL/UFPI como objeto de estudo. Assim, temos como objetivo geral descrever organização retórica da seção/capítulo de metodologia de dissertações de mestrado de subáreas da cultura disciplinar de Linguística, de modo a evidenciar possíveis semelhanças e diferenças entre elas. Os objetivos específicos visam: caracterizar as especificidades da organização retórica da seção de metodologia em dissertação das subáreas de Sociolinguística, Enunciação e Análise do Discurso; identificar e caracterizar os movimentos e passos retóricos encontrados nas seções/capítulos em análise; apontar os recursos linguísticos que indicam a presença dos movimentos e passos encontrados e descrever a estrutura composicional da seção/capítulo de descrição dos procedimentos metodológicos. Para tanto, nos aparamos em estudiosos como Bakhtin (1997, 2004), Miller (1984), Bazerman (2005), Hyland (2004, 2009) e Swales (1990, 2004, 2009), criador do modelo CARS. Além desses, recorremos ainda a outros pesquisadores que replicaram o modelo CARS em seus estudos, como Jucá (2006), Lim (2006), Schweiger (2011) e Monteiro (2015). O uso desse aparato teórico-metodológico nos permitiu perceber que há muitas diferenças entre às seções/capítulos de metodologia de dissertações de mestrado de subáreas diferentes, mas, quanto à organização retórica, muitas das diferenças encontradas estão mais relacionas com o tipo de pesquisa realizada do que com valores vigentes na subárea.