A escritora francesa Anaïs Nin (1903-1977) é referência em Literatura erótica e também influenciou o feminismo do século XX, período em que se formulava enquanto movimento social e corrente teórica ao lado de outras áreas do conhecimento. Além de sua vasta produção nos Diários, a autora se dedicou integralmente a psicanálise e ao seu amadurecimento artístico. No entanto, a crítica ainda não se debruçou totalmente diante a sua ficção, gênero literário ao qual a escritora também se dedicou e é terreno fértil para os debates sobre o feminismo. Por esta razão, o presente trabalho objetiva estudar os contos do livro Pequenos pássaros (2013) da referida autora que apresentam mulheres como protagonistas: “Lina”, “Duas irmãs”, “O modelo”, “Mandra” e “A Rainha”. Estes contos foram produzidos sob uma circunstância incomum, devido ao fato de serem resultantes de encomendas de um patrocinador anônimo que pagava um dólar a página para ler narrativas empreguinadas de sexo, sem nenhuma poesia. Apesar disso, os contos desvendam a sexualide de uma autora que reconheceu, anos depois, muito do “eu mulher” neles, narrativas luxuriosas que incitam a pesquisa de questões relativas à sexualidade e noções de gênero, sobretudo mostrando estes dois quesitos como possíveis propulsores de libertação feminina. Para este fim, a pesquisa irá se embasar em Simone de Beauvoir (1980) para compreender a mulher à época da produção dos contos e Judith Butler (2016) na análise da manifestação das categorias do desejo subverso. No que diz respeito ao erotismo e a sexualidade, recorreremos a Bataille (2014), Ussel (1980), Foucault (1999) entre outros teóricos. Como resultados, espera-se que a atuação da escritora na literatura erótica concorde com um dos objetivos de emancipação feminina postulado pelo movimento feminista, a qual por muito tempo negligenciou a autora.