A relação entre educação escolarizada e os usos sociais que se faz da leitura e escrita tem suscitado novas perspectivas no ensino de língua materna sendo que o letramento à medida que favorece a reestruturação das relações sociais amplia o contato que se estabelece entre os falantes nas diversas redes de interação social. O letramento como proposta de exercício da leitura e escrita no cotidiano escolar e extra escolar extrapola o já convencionado vínculo existente entre a educação escolarizada e seu ressoar na comunidade e na própria escola à proporção que esta não pode negar o poder que emana das palavras nas situações comunicativas incidindo no papel do professor e atravessando o exercício da cidadania e expressão da cultura do aluno. Dessa maneira, este trabalho objetiva analisar os aspectos do letramento na escola e no cotidiano social dos alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, numa escola da rede pública de Timon-MA. A pesquisa segue uma abordagem etnográfica, especialmente conforme orientação constante na Etnografia Escolar (BORTONI_RICARDO, 2008), e Erickson (1985) ainda na Sociolinguística Interacional, conforme Gumperz (2002). Os aspectos do letramento serão considerados de acordo as orientações de André (1995), Lopes (2006) Bortoni-Ricardo (2008) e Street (1995 ). A descrição e análise do material da pesquisa utiliza-se de informações da abordagem etnográfica seguindo os tópicos de etnografia sociolinguística pela perspectiva holística com vistas a descrever o significado das práticas múltiplas de letramento na escola e comunidade.