Esta pesquisa insere-se no quadro da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas de Antoine Culioli (1990), mais especificamente, em uma linha de investigação desenvolvida por Franckel, Paillard e Vogué (2011), cuja tese fundamental defende que a variação das unidades lexicais pode ser reportada a princípios regulares. Partindo disso, temos como objetivo descrever o funcionamento semântico-enunciativo das unidades lexicais novo e velho. A constituição do corpus se dará com as ocorrências de novo e velho coletadas do meio eletrônico denominado Corpus do Português, a escolha do mesmo deu-se pelo fato de conter uma base de dados com cerca de um bilhão de palavras de páginas da web, o que nos possibilita um contato com diversos usos das unidades lexicais novo e velho em diferentes relações cotextuais. Em consonância com o posicionamento teórico adotado, a metodologia de análise se baseará na atividade de manipulação e reformulação de enunciados proposta por Franckel (2011). Temos como princípio de análise a prática de elaboração de glosas, isto é, um modo de parafrasagem com objetivo de promover reformulações minuciosas e controladas com vistas à identificação dos processos enunciativos de construção de sentido de novo e velho. Partindo da hipótese de que as unidades lexicais não são diretamente portadoras de sentido em si mesmas e que a identidade não se caracteriza por um valor, todavia, por um funcionamento, elencamos os seguintes questionamentos acerca das unidades lexicais novo e velho: Quais as operações realizadas durante o processo de estabilização da significação das unidades lexicais novo e velho? Como essas operações sustentam os valores de novo e velho que são estabilizados em um conjunto de enunciados? Qual a regularidade de funcionamento das unidades lexicais novo e velho? De que maneira essa regularidade contribui para o estabelecimento ou não de relações de contraste entre das unidades lexicais novo e velho? Quais pontos aproximam ou distanciam as unidades lexicais novo e velho de uma relação de contraste?