Nos últimos anos, percebe-se a necessidade de programas de formação continuada para o professor que atua na educação bilíngue, pois é uma área que surgiu há pouco tempo no Brasil e que tem crescido e ganhado importância. Por ser uma área nova, os cursos de formação de professores nas áreas de Letras e de Pedagogia ainda não possuem um programa que dê suporte específico a esse contexto escolar. Dessa forma, decidiu-se ensejar reflexões sobre o recurso audiovisual como suporte na aprendizagem de línguas no ensino bilíngue. O presente trabalho tem como objetivo verificar, por meio de uma pesquisa-ação que investigou o uso dos recursos audiovisuais, as affordances sobre o uso desses recursos antes e após um curso de formação continuada aplicado a professores de uma escola bilíngue, assim como analisar de que modo essas percepções influenciam nas suas práticas pedagógicas. Para fundamentar esse estudo, o aporte teórico-metodológico se estrutura com base em discussões sobre educação bilíngue (SIGUAN & MACKEY, 1987; HORNBERGER, 1991; MOURA, 2010; MEGALI & LIBERALI, 2011, 2016; DE MEJÍA, 2013), sobre o professor reflexivo (KLEIMAN, 2001; MAGALHÃES, 2001; LIBANÊO, 2010; GUEDIN, 2010; CELANI, 2010; PIMENTA, 2010; MOURA, 2010; GOMES, 2013), sobre a Teoria das Affordances (GIBSON, 1971, 1979, 1986) e nas discussões acerca do uso de recurso audiovisual no ensino de língua adicional (CANNING, 2003; HOLLEBEN, 2007; SECATTO, 2010; KLENEVSKAYA, MASLOVA, 2013; GOMES, 2014; BRITISH FILM INSTITUTE, 2017). Após as reflexões no curso de formação continuada, os resultados indicaram que os procedimentos adotados nas práticas pedagógicas dos professores passaram a ter mais planejamento, mais preparo e que esses professores passaram a ter mais segurança ao utilizar o audiovisual em sala de aula. O grupo de professores manteve as percepções que já existiam antes do curso; não houve, entretanto, modificações na percepção das affordances apresentadas durante as reflexões no decorrer do curso de formação continuada. Os resultados alcançados também indicaram modificações nas ações pedagógicas dos professores.