Este trabalho tem como ponto de partida as correlações entre os componentes da composição narrativa de Meridiano de sangue, de Cormac McCarthy, e o processo de secularização por ele representado, a fim de observar de que modo o enredo transforma a perspectiva racionalista moderna pelo uso de elementos estilísticos pertencentes a uma tradição anterior, de natureza mítico-religiosa. A partir da averiguação desses dados, o objetivo desta dissertação é analisar o processo de redução estrutural realizado pela narrativa, na qual está presente a combinação do discurso racionalista e de elementos do discurso religioso, algo que demonstra a tensão existente na cultura de transição dos Estados Unidos no período em que a narrativa ocorre, de 1849 a 1878, o que nesse romance histórico inclui o reconhecimento do ideal puritano em paralelo aos paradigmas iluministas, direcionados para legitimação da violência contra outras culturas, relação que permanece mais visível na observação das ações e falas das personagens centrais kid, juiz Holden e Tobin, o ex-padre, bem como nos comentários realizados pelo narrador através de símiles que indicam a tensão acima referida. Essa leitura justifica-se por uma lacuna na fortuna crítica sobre as obras do autor, já que os textos dedicados a isso direcionam-se para conteúdos específicos sem desenvolver o diálogo que existe entre tópicos como história, religião e filosofia, os quais são percebidos de maneira integralizada através da fundamentação teórica desenvolvida a partir de autores como Erich Auerbach (2015), Georg Lukács (2009), (2011), e Antonio Candido (1993) que apresentam as mudanças nos parâmetros de representação literária enquanto fenômeno adjacente a moldura sócio-histórica, continuamente em transformação, mas em constante interação com uma tradição representacional. Meridiano de sangue demonstra algumas das transformações da tradição, mas mais que isso desenvolve o problema de relacionar dois discursos de aparente oposição, o histórico e o moral, representados quer pelas ações das personagens quer pelo ambiente da narrativa. O processo de redução estrutural do livro encontra uma melhor exemplificação nos argumentos do juiz Holden, que tenta unir as duas formas de discurso, mas anteriormente a esse exemplo, o narrador elabora comparações entre a violência das personagens e o espaço degradado que as cercam.