A presente dissertação objetiva investigar a intertextualidade como característica essencial para o humor, a crítica social e a compreensão das tirinhas da Mafalda e Armandinho. Para isso, são elencados estudos sobre o gênero Tiras em Quadrinhos, Linguística Textual e Intertextualidade, buscando localizar as fontes dos textos originais para análise da relação destes textos com os intertextos presentes nos diálogos dos personagens. O corpus desta pesquisa é constituído por 10 (dez) tirinhas da Mafalda, retiradas da obra “Toda Mafalda” de Joaquín Salvador Lavado, conhecido como Quino, e 10 (dez) tiras do Armandinho, retiradas da página do Instagram que contém as tiras publicadas pelo cartunista Alexandre Beck. Para a análise do corpus foi adotada a perspectiva da intertextualidade explícita e implícita, compreensão de textos e construção de sentidos abordada por Koch (1994; 2007; 2018) e Vanda Maria Elias (2018), e construção do humor pela perspectiva de Ramos (2007). Para realizar a análise das tiras foi necessária a pesquisa para identificar os textos originais, os quais foram analisados de acordo com o contexto em que estavam inseridos como intertextos e como são usados para promover o humor, compreensão e construção de sentido nas tiras. Para aprofundamento da pesquisa, os estudos também se basearam nos argumentos de autores como Frasson (1992), Ramos (2007), Ferreira (2010), Cavenaghi (2011) e Catto (2012).