Nos últimos anos, através de iniciativas de resistência dos movimentos sociais, surgem discussões acerca da realidade dos povos negros que se materializam na voz e escrita de autores e autoras afro-brasileiros, que buscam evidenciar as vivências e culturas das populações periféricas, constituindo assim uma literatura de resistência. Nesta pesquisa abordamos a análise das questões sobre violência e maternidade entre mulheres negras presentes em contos da escritora mineira Conceição Evaristo. Deste modo, apresentamos como corpus para análise os contos “Maria”, “Quantos filhos Natalina teve?” e “Aramides Florença”, a fim de identificar de que modos são apresentadas as categorias maternidade e violência experienciadas pelas protagonistas dos contos. Nossa análise será fundamentada na crítica feminista, principalmente na literatura sobre feminismo negro. Com o intuito de alcançar o objetivo explicitado acima, apresentamos neste texto a discussão teórica e crítica acerca da produção literária como estratégia de resistência dos povos negros, a descrição da representação da maternidade negra nos contos, os relatos de resistência e violações sofridos pelas personagens, a representação da mulher negra nos contos de Conceição Evaristo e as relações raciais em face das questões de gênero representadas nos contos, tendo em vista o processo histórico e cultural brasileiro. As personagens Maria, Natalina e Aramides são mulheres negras que estão sujeitas a modos distintos de opressão e que se veem impelidas a desenvolver formas de resistência frente às desigualdades sociais, raciais e de gênero. Esta pesquisa tem caráter bibliográfico exploratório de cunho descritivo, construída a partir da discussão histórica e social Cândido (2004), elencando temáticas como feminismo negro a partir de hooks (2010, 2015, 2017); Kilomba (2010); Collins (2016), sobre o desenvolvimento da literatura afro com Cuti (2010), subalternidade a partir de Spivak (2010), e sobre violência e opressão com contribuições de Carneiro (2003), Werneck (2010) entre outros, assim como elencaremos a fortuna crítica relacionada à autoria de Conceição Evaristo, cujos contos são objeto de nossa análise.