Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre o ensino de leitura de notícias e reportagens, com base na perspectiva da Teoria Semiolinguística do Discurso. O objetivo geral deste trabalho é relacionar noções básicas da Semiolinguística ao ensino de leitura de textos jornalísticos e midiáticos; de forma mais específica, busca-se identificar como esse método de análise, proposto pelo linguista Patrick Charaudeau, pode favorecer as práticas pedagógicas, além de analisar o que significa compreender e interpretar um texto, de acordo com essa abordagem. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa tem uma natureza bibliográfica e aplicada, por isso, faz-se, inicialmente, uma explanação mais geral da fundamentação semiolinguística, com destaque para dois conceitos básicos: o de processo de semiotização do mundo e o de ato de linguagem. Em seguida, apresenta-se um resumo das proposições de Charaudeau sobre leitura, compreensão e interpretação, com destaque para as complementações e as distinções entre sentido de língua e sentido de discurso. Após essas duas seções teóricas, com a intenção de contribuir para futuras discussões sobre a inter-relação entre análise de discurso e ensino, ou mais especificamente entre a semiolinguística e o ensino de leitura de textos jornalístico-midiáticos, apresentamos algumas recomendações direcionadas a docentes da área de Língua Portuguesa, com atuação no Ensino Médio em especial, ou a qualquer professor, em geral, independentemente do segmento e da área de formação.