Nesta dissertação, temos como objetivo reconhecer e caracterizar como os doutorandos de História, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB), da Universidade Federal do Piauí – UFPI, constroem e entendem o problema de pesquisa em seus projetos de pesquisa aprovados entre 2018 e 2020. Para isso, realizamos análises textuais e (realizaremos) análises contextuais, fazendo uso das teorias de estudos de inglês para fins específicos (SWALES, 1990); e estudos retóricos de gênero (BAZERMAN, 2009; MILLER, 2009), dos pressupostos teóricos sobre propósito comunicativo (SWALES, 1990; ASKEHAVE E SWALES, 2009; ALVES FILHO, 2011), dos estudos sobre projetos de pesquisa (BARROS, 2005; MOTTA-ROTH E HENDGES, 2010) e utilizamos, também, como pesquisas prévias, estudos realizados sobre organização retórica de projetos de pesquisa (ALVES FILHO, 2018; LIMA DE OLIVEIRA E ALVES FILHO, 2020; LIMA DE OLIVEIRA, 2021). Nossa metodologia é baseada na proposta por Swales (1990), com a análise da organização retórica de gêneros. Até aqui, já analisamos os passos retóricos mais recorrentes na Apresentação do problema de pesquisa e vimos que se trata de uma seção com baixa convenção retórica e com estratégias retóricas de naturezas distintas. No entanto, encontramos passos responsáveis por apresentar e caracterizar o problema de pesquisa, tais como: Indicando o objetivo da pesquisa; Formulando questões norteadoras e Delimitando recorte temporal e/ou espacial, que são estreitamente relacionados ao problema de pesquisa, visto que as questões, objetivos e recortes temporais e espaciais são essenciais, de acordo com a literatura historiográfica, numa delimitação temática.