Esta dissertação tem por objetivo analisar a construção retórica e o contexto de produção do gênero projeto de pesquisa de doutorado, sendo realizada a delimitação da área de Literatura e as seções introdutórias deste gênero, a Identificação do problema de pesquisa e a Justificativa. Para isso, recorremos a teóricos que fundamentam a utilização da abordagem dos Estudos Retóricos de gênero, como Miller (2009) e Bazerman (2009), da sociorretórica, com Swales (1990), e a respeito do gênero e seções escolhidas para a análise, como Barros (2005), Motta-Roth e Hendges (2010), Silva (2015), Monteiro (2016), Alves Filho (2018), Oliveira (2019), entre outros estudos e pesquisas. Os procedimentos metodológicos propostos para esta pesquisa envolvem uma análise textual e contextual, em que analisamos a organização retórica da Identificação do problema de pesquisa e da Justificativa de projetos de pesquisa de doutorado em Literatura, além de realizarmos entrevistas com os escritores deste gênero e com os professores experientes da área, a fim de compreender como e em que situação os projetos são construídos. A partir das análises, realizamos um cruzamento de dados, para que alcancemos o propósito de compreender a formação deste gênero na área de Literatura.