O presente trabalho tem como objetivo analisar letras do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, conhecido popularmente como Rei do Baião, um dos representantes da Música Popular Brasileira (MPB). É investigado o processo de formação da identidade musical do Brasil e as contribuições africanas nesse processo. As letras são analisadas com base nas teorias e conceitos da sociolinguística, uma área que tem como alicerce a análise linguística relacionada a fatores sociais, verificando as variações da língua em diferentes níveis. Essa pesquisa objetiva investigar as letras interpretadas pelo rei do Baião nos níveis morfológico, fonológico e lexical. Assim, verifica-se a presença das variações e a origem do seu léxico, sobretudo acerca da verificação de africanismos (temos oriundos de línguas do continente africano). Os africanismos são organizados de acordo com o grupo semântico que pertencem. As letras serão coletadas a partir de sítios e biografia de Luiz Gonzaga. As variações serão identificadas e analisadas de acordo com os pressupostos sociolinguísticos de Labov (2008). Os africanismos serão analisados manualmente com o auxílio de dicionários e estudos de Castro (2011), Petter (2008) e Lopes (2005). Sendo uma pesquisa de base bibliográfica de natureza qualitativa e quantitativa, pois apresentará teorias para a realização do trabalho, além de apontar o percentual da ocorrência da origem dos africanismos e seus grupos semânticos por meio de gráficos e tabelas.