Em sala de aula, de modo geral, toda e qualquer prática desenvolve-se a partir de eventos de letramento específicos, de forma a atender às necessidades particulares de ensino e de aprendizagem. Assim, o processo de orientação às práticas de produção escrita, bem como as próprias práticas de produção escrita dão-se, inevitavelmente, a partir de eventos de letramento direcionados aos fins aos quais se deseja alcançar. Diante disso, a questão norteadora da pesquisa é a seguinte: como se efetivam os eventos de letramento que ocorrem em aulas de Língua Portuguesa na terceira série do ensino médio no processo de orientações e da efetivação da produção escrita? Na perspectiva de responder à inquietação revelada na questão norteadora, traçou-se como objetivo geral: investigar os eventos de letramento que ocorrem em aulas de Língua Portuguesa na terceira série do ensino médio no processo de orientações e da efetivação produção escrita. Já os objetivos específicos são: a) descrever os eventos de letramentos que ocorrem no contexto de sala de aula, especialmente aqueles direcionados à orientação da produção escrita de textos argumentativos pelos alunos; b) verificar as orientações que são oferecidas pelo professor, no sentido de orientar a produção escrita dos alunos; c) verificar a compreensão dos alunos acerca das orientações oferecidas pelo professor, direcionadas ao processo de produção escrita. Este estudo tem como base teórica os fundamentos dos Novos Estudos do Letramento, propostos por Street (1984; 1989; 1993; 2014). A pesquisa será realizada em uma escola estadual do ensino médio, especificamente em uma turma de terceira série. A pesquisa será qualitativa com recursos da etnografia. Já os participantes serão alunos e um professor da turma supracitada. O corpus da pesquisa será composto por eventos de letramento orais e escritos presentes no contexto de ensino. A análise interpretativa dos dados desta pesquisa se processará através da descrição e interpretação de eventos de letramentos que ocorrem no ensino, com vistas às orientações de sala de aula, em turmas de terceira série, em momentos em que transcorrem os eventos que são voltados para a orientação para a prática da produção escrita.