Alguns problemas sociais são materializados na linguagem e causam problemas comunicativos, como no caso do preconceito, quando um indivíduo, ao expressar seus posicionamentos de forma agressiva, faz a linguagem ter um caráter antidemocrático e segregacionista. Dessa forma, nesta pesquisa, propomos, de forma geral, analisar os discursos de ódio em casos de racismo nas redes sociais de pessoas famosas e pesquisar como o letramento crítico pode contribuir na diminuição do preconceito racial. Especificamente, buscamos verificar as condições de produção e os imaginários sociodiscursivos presentes em postagens racistas de haters; e compreender o papel da construção dos sentidos discursivos em produções textuais de alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual do Piauí, buscando trabalhar o letramento crítico junto às práticas sociais de ensino. A fundamentação teórica será pautada nos pressupostos da Análise de Discurso de Linha Francesa, a partir de contribuições de Charaudeau (2008, 2017) e Orlandi (2001, 2012, 2017), e da Linguística Aplicada, com as contribuições de Kress e van Leewen (2006), Moita Lopes (1998, 2009, 2013) e van Dijk (2008). A metodologia empregada tipifica esta pesquisa como documental e de campo, possuindo caráter qualitativo e interpretativo. Primeiramente, o corpus selecionado e analisado será das postagens dos haters direcionadas às pessoas negras do meio midiático – como cantores (as), atores e atrizes, jornalistas. Posteriormente, questionários, produções textuais e a gravação da participação oral dos alunos obtidos durante as intervenções temáticas acerca da discriminação racial serão analisados.