O objetivo desta dissertação foi analisar a construção retórica e o contexto de produção de projetos de pesquisa na área de Literatura, os quais foram aprovados nas seleções de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí, nos anos de 2018, 2019 e 2020. O foco de análise nesses projetos foram as seções iniciais do gênero, a Identificação do problema de pesquisa e a Justificativa. Para realizar esta pesquisa, recorremos aos pressupostos teórico-metodológicos dos Estudos Retóricos de Gênero, por meio de Miller (2009) e Bazerman (2009), do Inglês para Fins Específicos, com Swales (1990, 2004, 2016), além de nos basearmos em Barros (2005), Motta-Roth e Hendges (2010), Silva (2015), Monteiro (2016), Alves Filho (2018), Oliveira (2019, 2022), entre outros estudiosos para compreendermos as discussões acerca do projeto e suas seções. Além disso, com o propósito de compreender a escrita acadêmica na área de Literatura, nos fundamentamos em Durão (2015, 2017, 2020), Leite, Pereira e Barbosa (2018) e Souza (2014, 2016). Os procedimentos metodológicos propostos para esta pesquisa envolveram uma análise textual e contextual, em que analisamos a organização retórica da Identificação do problema de pesquisa e da Justificativa dos projetos, além de realizarmos entrevistas com os escritores deste gênero e com os professores da área, a fim de compreender a perspectiva desses membros em relação ao projeto, às seções analisadas e às orientações previstas nos editais de seleção. A partir da identificação e explicação dos passos retóricos, observamos que os passos mais recorrentes ( 60%) na seção de identificação foram o P1 (Indicando objetivo de pesquisa), em que se buscou apontar previamente o propósito que a realização da pesquisa alcançaria, e P2 (Propondo perguntas de pesquisa), o qual conduz à identificação do problema de pesquisa. Na seção de Justificativa o passo mais recorrente (75%) foi o P1 (Indicando contribuições futuras), que aponta aspectos positivos que a pesquisa oferecerá caso seja aprovada, algo que também reforça à banca que o projeto submetido possui razões para ser aprovado. Diante das entrevistas com os membros da área, percebemos algumas convergências em seus relatos em relação às seções analisadas, a saber: Identificação do problema de pesquisa – apropriação das discussões do tema, validação da existência do problema de pesquisa, motivações pessoais que levaram o escritor a idealizar o projeto e contextualização do tema; Justificativa – explicação dos níveis pessoal, acadêmico e social, motivações pessoais e utilização a bagagem acadêmica construída.
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