Esta tese segue os pressupostos epistemológicos e metodológicos da etnografia da comunicação, apoiados pela sociolinguística interacional e teoria da polidez. Para tanto, o objetivo geral é investigar estratégias de comunicação no contexto sociocultural do Povoado Monteiro de Timon (MA), de modo a considerar fenômenos da interação comunicativa inerentes a seus habitantes. Para se alcançar essa finalidade, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: i. descrever eventos comunicativos pertinentes aos moradores do Povoado Monteiro, constituídos na interação verbal, por intermédio de componentes etnográficos previstos por Saville-Troike (2005); ii. identificar e analisar as estratégias de polidez nas interações verbais entre os moradores da comunidade, a partir do modelo analítico previsto por Cunha (2009), que preconiza a descrição de três categorias: atos de fala profiláticos, atos de fala não profiláticos e máximas da interação; iii. analisar o uso de estratégias de polidez em situações interacionais, com o fim de verificar a sua relação com a preservação da face entre os interactantes. Para o estudo dos padrões de comportamento comunicativo dos falantes enquadrados em uma cultura,a pesquisa tem como base, a etnografia da comunicação, a qual orienta a descrição e análise de eventos comunicativos, de forma a destacar elementos materializados na interação entre os interlocutores, por intermédio das contribuições de Hymes (1976), Bortoni-Ricardo (2014), Saville-Troike (2005). Na perspectiva da sociolinguística interacional, a qual preconiza a constituição de significados por meio da interação social entre os utentes da língua, o estudo segue as conjecturas epistemológicas de autores relevantes, tais como: Blom e Gumperz (2013), Goffman (2013a; 2013b), Gumperz (2013), Philips (2013) e Oliveira e Pereira (2016). As noções sobre as estratégias de polidez têm como fonte as contribuições de Cunha (2009), Kerbrat-Orecchioni (2017) e Seara (2017). Por se tratar de uma investigação etnográfica, são importantes para o percurso metodológico da produção de dados, os quais são produzidos por meio de observação participante e entrevistas, os aportes de Frederick Erickson (2004a; 2004b; 2004c; 2004d), Bortoni-Ricardo (2008), Fritzen (2012), Santos (2012), Saville-Troike (2005), Costa (2020), dentre outros autores necessários.