A Literatura transmite um aprendizado que pode ocorrer de forma diferente em cada pessoa, é desta forma, que a estética da recepção é percebida como a relação entre autor, texto e leitor, sendo o último como responsável pela diversidade no processo de interpretação, cabendo- lhe uma grande relevância na dinamicidade da leitura e compartilhamento, pois as leituras de clássicos literários sempre se fizeram presentes na infância, mas pessoas surdas acabam ficando de fora deste processo de conhecimento e recepção, pois na Literatura o sujeito surdo ainda é pouco percebido. O presente trabalho de dissertação se justifica pela necessidade e importância de se estudar e analisar a Literatura Surda e ‘não-surda’(Literatura de clássicos tradicionais infantis) voltadas às crianças com surdez, a partir do viés da estética da recepção, observando através de teorias, como ocorrem o processo de interpretação e imaginação desses sujeitos. O objetivo central desta pesquisa é compreender, a partir das análises de alguns livros infantis, como ocorre o processo de percepção das crianças surdas, observando como a adaptação histórica e representação de personagens surdos ou não surdos podem colaborar com esse processo. Desse modo, a metodologia proposta do nosso trabalho é de análise comparativa, descritiva, bem como interpretativa, pois buscamos coletar, inicialmente, 8 produções (Literatura ‘não- surda e surda), para observar algumas semelhanças e diferenças, que caracterizam a alteridade dos sujeitos surdos, observando sua identidade como marca principal da afirmação de sua cultura. Essa pesquisa toma como escopo teórico as ideias de KARNOPP (2010); ISER (1999); CADEMARTORI, (2013); PERLIN (1999); dentre outros. Os surdos possuem uma Língua própria e conseguem expressar todos os seus sentimentos através dela.