Atualmente, percebe-se uma maior presença da representação feminina em narrativas literárias que abordam a perspectiva da reconstrução da memória e da identidade, especialmente, em obras que evocam as lembranças por meio de biografias e autobiografias. A partir destas concepções, a presente dissertação de mestrado volta-se para o olhar dos relatos de experiências, uma vez que o texto literário objeto de estudo, Mademoiselle Chanel (2004), de Maria Adelaide Amaral, traz em seu enredo recordações de uma protagonista denominada Chanel e nele observam-se reconstruções das lembranças desde a infância sofrida, da solidão e da orfandade, até o momento em que ela alcançou o glamour no espaço da Moda. Diante disto, têm-se como objetivo geral desta dissertação: investigar como se dá o processo de construção da identidade feminina por meio das reconstruções das memórias biográficas da personagem Chanel, na obra Mademoiselle Chanel, de Maria Adelaide Amaral. Para alcance dos objetivos, a metodologia utilizada na realização desta pesquisa é de natureza básica com abordagem qualitativa e análise descritiva dos dados. E como aporte teórico desta investigação, têm-se Candau (2016) e suas ponderações acerca dos entrelaçamentos da memória e da identidade; Perrot (2007) trazendo aspectos relacionados à história das mulheres; Butler (2003), sobre os conceitos de identidade na perspectiva feminina; Picardie (2011) abordando relatos a respeito da trajetória de vida e obra de Coco Chanel, entre outras pesquisas realizadas nos campos teóricos. A possibilidade de analisar a vida e a produção de uma personalidade feminina como Coco Chanel, nos traz subsídios para o reconhecimento da construção de múltiplas identidades do sujeito mulher no decorrer da história, tornando a Moda neste contexto, um instrumento de subversão e empoderamento feminino frente a sociedade e seu histórico de paradigmas patriarcalistas.