O presente trabalho problematiza questões referentes ao ensino de literatura na perspectiva das subjetividades dos leitores em contexto escolar. Ensejamos trazer contribuições no sentido de se compreender o leitor que temos a fim de formar aquele que queremos, partindo do conhecido para o desconhecido por eles. Como leitura de forte presença, hoje, na escola demarcamos os best-sellers da cultura de massa e o apreço que o jovem leitor nutre por esses livros. Apresentamos uma proposta de sequência didática, que norteia o ponto de partida para o trabalho valorativo das experiências de leituras que os alunos já fazem, a fim de desenvolver um trabalho de ampliação na formação do leitor. Para tanto, foram basilares os estudos de: Petit (2008), Petit (2009), Candido (1988), Paz (2004), Barthes (1987), Dolz, Noverraz e Schnewly (2004), entre outros. Portanto, pensamos a leitura literária como prática da escuta, da partilha, do contato do eu com o outro. Um espaço em que a sala de aula favoreça a elevação sensível dos alunos sem frustrar suas expectativas leitoras, promovendo a leitura como ato de liberdade.