Este projeto intenta desenvolver uma pesquisa, à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Historiografia Linguística (HL), notadamente a partir de Koerner (1989, 1996, 2014), Swiggers (2013, 2018, 2019), Altman (1994, 2009, 2012, 2018, 2019, 2020, 2021) e Batista (2013, 2019a, 2019b, 2020a, 2020b). O objetivo geral é construir uma narrativa historiográfica sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, no período de 1998 a 2022, a partir da análise das ideias linguísticas contidas nos documentos oficiais e a repercussão delas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as provas do Enem são as fontes primárias escolhidas para a construção dessa narrativa historiográfica, tendo, como parâmetro metodológico, os princípios da contextualização e da imanência (KOERNER, 1996), a categoria de análise influência (KOERNER, 2014) e o modelo de história continuidade e descontinuidade (KOERNER, 1989). A elaboração da narrativa ora proposta poderá nos levar a uma compreensão e explicação de eixos históricos e linguísticos que contribuíram para o estabelecimento das diretrizes oficiais para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil e os reflexos dessas diretrizes no Exame que avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e requisito em processos seletivos para o ingresso no Ensino Superior.