O projeto de pesquisa é um gênero de pesquisa (DIONÍSIO e FISCHER, 2010) importante no processo de aculturamento dos ingressantes à pesquisa, bem como da participação de professores pesquisadores em processos de financiamento de bolsas na iniciação científica e na pós-graduação. Além disso, é um gênero de circulação limitada, com poucos interlocutores e feedback restrito quanto à sua produção. Com ênfase no estudo processual da composição desse gênero, da interação entre os sujeitos envolvidos e dos letramentos mobilizados nesse percurso, tencionamos refletir sobre o processo de (re)elaboração retórica do projeto de pesquisa de mestrado/ projeto de dissertação de mestrandos e seus orientadores e os letramentos acadêmicos envolvidos, nas áreas de Linguística, Química e Engenharia de materiais. Partimos de uma perspectiva metodológica heterogênea, que resgata os pressupostos teóricos e metodológicos dos Estudos Retóricos de Gêneros (ERG) (MILLER, 2009; BAZERMAN, 2006; DEVITT, 2004), através do estudo de caso e da análise do gênero sob o enfoque das ações sociais retoricamente evidenciadas em gêneros, bem como das abordagens dos estudos de Letramentos (STREE, 2013; LEA e STREET, 1998; LILLIS e SCOTT, 2007), a partir da abordagem etnográfico-linguística (RAMPTON, 2004), com ênfase na análise teórico-analítica das trajetórias do texto, isto é, da história do texto e do gênero (LILLIS, 2008). É uma investigação de natureza ético-êmica, qualitativa, interpretativa e descritiva, cujos objetivos vislumbram refletir, também por meio de uma retórica contrastiva horizontal (MAURANE, 2001), as relações que subjazem ao processamento da escrita do referido gênero no âmbito do mestrado, na interação orientando-orientador. Por isso, buscamos não só coletar como também gerar dados à luz de uma discussão que possa convidar novos pesquisadores no quadro do ERG a proporem pesquisas processuais, bem como apresentar uma discussão que possibilite entender as dinâmicas que envolvem a complexa atividade de pesquisa e de letramentos acadêmicos materializados e mediados pelo projeto de pesquisa. Além disso, apresentarmos uma análise que possa auxiliar professores e alunos em suas práticas que envolvem tanto a aprendizagem de gêneros explícita como também implícita (DEVITT, 2004, 2020).