Esta pesquisa, de caráter qualitativo com inspirações etnográficas, tem o objetivo de investigar a relação entre as práticas de letramento e a constituição de identidade de alunos negros do Ensino Médio. Nesse sentido, em contextos de ensino-aprendizagem, a escrita e a leitura são abordadas em um viés sociocultural, o que contribui para que a linguagem seja fator preponderante nas relações sociais e, desse modo, na formação identitária dos indivíduos. Logo, falar em letramento diz respeito aos processos de leitura, compreensão e escrita, que são demandados pela sociedade. Para tanto, a elaboração do referencial teórico desta dissertação está alicerçada nos estudos do letramento baseados em Street (1995, 2014), Lopes (2004, 2016), Kleiman (1995) e Soares (2009); e a identidade na visão de Hall (1996, 2000, 2001, 2003, 2006), Bauman (2005), entre outros autores. A coleta de dados deste estudo, por meio de instrumentos, como: 1. observação participante; 2. entrevistas, 3. diário de campo; 4. coletas de artefatos, ocorreu entre os dias de 6 de junho a 2 de setembro, em uma escola da rede estadual de ensino do Maranhão. Por fim, as contribuições desta pesquisa, em andamento, dizem respeito a relação da escola, como agência de letramento, na constituição de identidade dos diversos sujeitos que compõem esse ambiente educacional.