Por intermédio desta pesquisa, pretende-se avaliar as abordagens gramaticais em livros de Língua Portuguesa, do Programa Nacional do Livro Didático, na perspectiva da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas-TOPE. Verificará como as abordagens gramaticais são articuladas nos livros das coleções do PNLD dos triênios (2014 a 2016), (2017 a 2019) e do quadriênio (2020- 2023), e quais suportes teóricos embasaram os manuais didáticos e quais livros transitam da visão Epilinguística à Metalinguística, buscando verificar o aspectos semântico-enunciativo e lexical dos conteúdos. Para fundamentar a pesquisa, os pressupostos teórico-metodológicos serão Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, proposta por Antoine Culioli (1990, 1999 e 2002) e seus seguidores, e, no quesito ensino-aprendizagem de língua portuguesa, o documento educacional, Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2017), a lei da LDB no 9394 (1996), Rezende (2000, 2006), Franchi (2006) e outros. A base da TOPE, em geral, é a inserção do sujeito no centro do processo linguístico e a construção da significação, sustentada pela capacidade que o indivíduo tem de representar, referenciar e regular. Por se tratar de uma teoria dos observáveis, para a linha teórica, a enunciação não é concebida como um ato, mas um processo que se recupera a partir do enunciado. A ideia teórica de que é no e pelo enunciado se que constrói significação. Metodologicamente, analisar-se-á os livros do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – das coleções aprovadas pelo PNLD, com foco nos conteúdos gramaticais. Devido à linha teórica enunciativa de Culioli, constitui-se uma teoria construtivista, a pesquisa intenciona contribuir para as reflexões enunciativas acerca do ensino de gramática no Ensino Fundamental em livros do programa PNLD.