Os avanços tecnológicos do atual mundo globalizado e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade, por isso, os novos letramentos em plataformas digitais como o Google Classroom precisam ser cada vez mais discutidos e compreendidos. Esta pesquisa tem por objetivo analisar os novos letramentos no uso da plataforma digital Google Classroom na perspectiva acadêmica e educacional de professores de Língua Portuguesa que cursam o Programa de Pós-Graduação em Letras na UFPI. O estudo fundamenta-se na teoria dos novos letramentos, com base nos seguintes autores: Lankshear e Knobel (2003, 2006, 2007), Mattos (2014), Rosa (2016) e Rojo e Moura (2019), entre outros. A metodologia empregada segue uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e de natureza aplicada, complementada por uma pesquisa de campo com aplicação de questionário. Os participantes da pesquisa são uma amostra de 10 (dez) professores de Língua Portuguesa, discentes do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da UFPI, que cursaram a disciplina Tópicos Especiais em Linguística II (Novos Letramentos). Os resultados da pesquisa mostram que ocorreu uma apropriação da conceituação dos novos letramentos pelos participantes da pesquisa, que a disciplina Tópicos Especiais em Linguística II trouxe contribuições para o conceito, as características e a prática dos novos letramentos, e que os professores de Língua Portuguesa perceberam a importância, o uso e as dificuldades dos novos letramentos no Google Classroom em uma perspectiva acadêmica e educacional. Conclui-se que na perspectiva acadêmica e educacional dos professores de Língua Portuguesa que cursaram a disciplina Tópicos Especiais em Linguística II, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI, houve apropriação de conhecimentos sobre os novos letramentos no que diz respeito às tecnologias digitais, constituição de um novo ethos e ampliação de uma nova mentalidade, porém ainda é preciso um maior entendimento sobre o uso dos novos letramentos na plataforma Google Classroom.