Os avanços tecnológicos do atual mundo globalizado e as tecnologias digitais de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade, por isso, os novos letramentos em plataformas digitais como o Google Classroom (GC) precisam ser cada vez mais discutidos e compreendidos. Esta pesquisa tem por objetivo analisar os novos letramentos no uso da plataforma digital Google Classroom na perspectiva acadêmica e educacional de professores de Língua Portuguesa que cursaram, em 2021.2 e 2022.2, uma disciplina optativa no Programa de Pós-Graduação em Letras na UFPI. A justificativa por escolher desenvolver uma pesquisa que envolva os novos letramentos no Google Classroom, levando em conta a perspectiva de professores de Língua Portuguesa (LP) se dá devido ao fato de que, apesar de existirem trabalhos, em outros programas de pós-graduações no Brasil, que versem sobre o referido tema, a maioria desses estudos aborda a temática voltada para o ensino de língua estrangeira, principalmente para a língua inglesa, deixando de lado o ensino de LP e, além disso, não enfatizam os novos letramentos no uso da plataforma digital GC. O estudo fundamenta-se na teoria dos novos letramentos, com base nos seguintes autores: Lankshear e Knobel (2003, 2006, 2007), Mattos (2014), Rosa (2016) e Rojo e Moura (2019), entre outros. A metodologia empregada segue uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e de natureza básica, complementada por uma pesquisa de campo com aplicação de questionário. Os participantes da pesquisa são uma amostra de 10 (dez) professores de Língua Portuguesa, que cursaram a disciplina Tópicos Especiais em Linguística II (Novos Letramentos), no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da UFPI. Os resultados da pesquisa mostram que ocorreu uma apropriação da conceituação dos novos letramentos pelos participantes da pesquisa, que a disciplina Tópicos Especiais em Linguística II trouxe contribuições para o conceito, as características e a prática dos novos letramentos, e que os professores de Língua Portuguesa perceberam a importância, o uso e as dificuldades dos novos letramentos no Google Classroom em uma perspectiva acadêmica e educacional. Conclui-se que na perspectiva acadêmica e educacional dos professores de Língua Portuguesa que cursaram a disciplina Tópicos Especiais em Linguística II, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI, houve apropriação de conhecimentos sobre os novos letramentos no que diz respeito às tecnologias digitais, constituição de um novo ethos e ampliação de uma nova mentalidade, porém ainda é preciso um maior entendimento sobre o uso dos novos letramentos na plataforma Google Classroom.