As práticas letradas no mundo globalizado caracterizam-se, sobretudo, pela complexidade. À medida que as tecnologias audiovisuais e digitais passaram a fazer parte massivamente do cotidiano das sociedades, as relações envolvendo escrita e leitura vêm adquirindo novos contornos, forjando artefatos semióticos cada vez mais híbridos. Compreender as relações entre o texto verbal e multimodal, portanto, são demandas da contemporaneidade, as quais devem ser amplamente investigadas e incorporadas ao cotidiano escolar. Nesse sentido, partindo dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014) e suas formulações para o contexto escolar brasileiro (SOARES, 2009; KLEIMAN, 2007; ROJO, 2001; ROJO, 2009, BORTONI-RICARDO, 2005; BORTONI-RICARDO, 2008, LOPES, 2004; COSTA, 2016), pretende-se, nesse trabalho, averiguar se os eventos de letramentos escolares, apoiados em narrativa cinematográfica, podem contribuir para a elaboração e escrita de sequências argumentativas no Ensino Médio. Esta pesquisa, com efeito, inscreve-se no campo de estudos dos Letramentos Escolares no Ensino Médio (CARDOSO, 2012) e recorre aos aportes teóricos da Narrativa Cinematográfica (GAUDREAULT; JOST, 2009) e Linguística Textual (ADAM, 2011) para subsidiar a análise dos eventos de letramentos em sala de aula de uma instituição escolar pertencente à rede pública estadual de Teresina - PI. Em termos metodológicos, a pesquisadora é também docente da disciplina de Língua Portuguesa na referida instituição e, devido a esse caráter, conduziu-se uma pesquisa-ação, sob a abordagem etnográfica. O percurso em campo, que contou com a participação de 15 (quinze) sujeitos, com idades entre 16 a 20 anos, compreendeu todo o ano letivo de 2022. As sequências didáticas desenvolvidas, por sua vez, contemplaram a exibição de filmes de gêneros variados, adequados à faixa etária dos estudantes e sintonizados com as temáticas juvenis e orientações curriculares contemporâneas. Por meio de gravações de áudio das interações em sala, diários de campo da pesquisadora, documentos da escola, registro de atividades e produções escritas dos estudantes, buscou-se estabelecer relações linguísticas entre a organização escrita do texto dissertativo-argumentativo, a partir de suas sequências argumentativas, e aspectos constitutivos da narrativa cinematográfica em contextos de letramentos escolares. Nos capítulos referentes à fundamentação teórica, objetivou-se delinear, a partir de uma análise sócio-histórica, a trajetória da escrita alfabética nas sociedades europeias e sua hierarquização em relação à oralidade, o percurso constitutivo dos letramentos na América Portuguesa e dos NLS no Brasil. Além disso, examinou-se contribuições importantes da Linguística Textual nessa seara, como o estudo da retextualização e das sequências narrativas e argumentativas. Quanto ao eixo audiovisual, elaborou-se um panorama das teorias mais relevantes do cinema, as quais influenciaram, destacadamente, a construção de dispositivos para a interpretação da narrativa cinematográfica. Preliminarmente, as análises realizadas, a partir das sequências didáticas organizadas em torno de curtas-metragens de animação, evidenciaram que o engajamento dos estudantes em atividades dessa natureza é efetivo e a confecção de resenhas cinematográficas, no âmbito escolar, desenvolve, de modo autoral, a redação de sequências argumentativas. Espera-se, com efeito, que, ao final dessa investigação, o presente trabalho possa suprir algumas das lacunas no campo teórico que envolve a apropriação da narrativa cinematográfica pelo discurso pedagógico, especialmente, quando se correlaciona letramentos escolares e elaboração de sequências argumentativas.