A presente pesquisa tem como abordagem principal o devir-negro, incialmente conforme apresentado por Achille Mbembe (2014), no que se refere às personagens infantis localizáveis nos contos de Geni Guimarães em A cor da ternura (1998) e em Leite do peito (2001). As narrativas observadas neste estudo abrigam protagonistas infantis negras que convivem em espaços ora nutridos pela maternidade, pelo amor e pela família como alicerces a um crescimento saudável; ora marcados pelas opressões em caráter interseccional. Para além do diálogo comparatista com outras contistas brasileiras, estabeleceu-se a metodologia do prefácio através da qual as premissas rizomáticas desenvolvidas por Édouard Glissant (2005) são executadas em favor das análises literárias. Ademais, a interseccionalidade é empregada como epistemologia auxiliar ao exame das matrizes de dominação, de acordo com Patrícia Hill Collins (2019), enquanto operador teórico rumo à compreensão das construções identitárias em caráter provisório e processual. Nesse contexto, o objetivo geral é compreender o processo de construção identitária e o devir-negro das protagonistas infantis, tendo como ponto de partida as dores provocadas pelas matrizes de dominação nas relações de poder. Quanto ao índice textual marcas da dor e do sofrimento, basilar às análises das estratégias, técnicas e recursos literários tão assíduos no corpus selecionado, o mesmo opera a partir dos preceitos de Vilma Piedade (2018), entrelaçados ao aporte viabilizado pela interseccionalidade, trazido por Collins & Bilge (2021) e Akotirene (2018), e rumo à compreensão das identidades edificadas por mulheres amefricanas. Tendo em vista a hipótese de que os devires-negros infantis localizáveis na obra de Geni Guimarães constituem topos para a compreensão das construções identitárias em uma contística negra e contemporânea, espera-se, ao final do trabalho, que o conjunto das análises estejam notabilizadas na rede que compõe o campo das literaturas negras, bem como constituam base didática a planos de curso em aporte ao ensino dessa disciplina em âmbito escolar e acadêmico.