Entendemos as categorias de gênero e política como campos de estudo que entrecruzam diferentes áreas do conhecimento e que possibilitam a análise de uma variedade de sujeitos e suas conjunturas. Desta maneira, vendo estas como uma possiblidade de produção crítica e teórica importante no contexto das relações sociais, este projeto de pesquisa objetiva discutir as relações de gênero e política, nas obras The passion of new Eve (1977), The infernal desire machines of Doctor Hoffman (1972) e Nights at the Circus (1984), da autora britânica Angela Carter, compreendendo-as um terreno de múltiplas significações e possibilidades para as discussões sobre estas categorias que tomam o corpus literário como matéria de análise, bem como dialogam sobre a identidade e comportamento de sujeitos considerados desviantes do padrão normativo imposto. A metodologia do trabalho consiste em pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, uma vez que analisa tipos sociais e suas representações no meio social. Ademais, realiza procedimentos como fichamentos, análises, dentre outros, conforme Gil (2002). O aporte teórico para a investigação apresenta-se inicialmente nos diálogos suscitados por Bhabha (2019), Hall (2018), Said (2008) e Spivak (2018). Especificamente sobre as relações de gênero, temos nomes como Connel e Pearse (2015), Butler (2010; 2018), Stearns (2017), dentre outros. No tocante à política e seus desdobramentos, ancoramo-nos em Arendt (2021), Gray (2008), Sousa Santos (2013), Platão (2007) etc. Espera-se entender como se dão as relações de gênero e política nessas obras, marcadamente de caráter feminista e pós-colonial. A escrita carteriana que busca, por meio do exagero e da problematização de temas sociais, propor a reflexão sobre as mazelas atuais, permeia sua ótica em retratar sujeitos comumente marginalizados e desviantes, conferindo-lhes poder e autonomia, a fim de que nessas narrativas possa-se refletir sobre as óticas hegemônicas e imperialistas que circundam a sociedade desde sempre.