Nesse capítulo analiso as questões sociais das peças A mensagem do Salmo e José, o vidente contidas na obra Teatro (2018) de Júlio Romão da Silva, à luz da Escrevivência, termo proposto por Conceição Evaristo, portanto a base teórica que sustenta esse capítulo está em Evaristo (2018), (2020a) e (2020b). As questões sociais apontadas nas obras são uma forma de criticar as injustiças sociais existentes naquele meio social do qual o autor faz parte. O autor em estudo, assim como Conceição Evaristo faz emergir em suas obras questões como a violência, a fome, a miséria e outros problemas de ordem social que afetam sobremaneira a população negra. A escrita da vivência aponta para a compreensão das relações sociais especialmente quando o autor de insere no contexto da escrita, nesse sentido, a dramaturgia em tela apresenta mensagens de cunho social que denunciam as condutas racistas de uma sociedade segregadora e injusta. O teatro é um lugar de elevação para o negro, posto que nesse espaço ele pode manifestar sua capacidade intelectual e artística, de modo que, na encenação e por meio da oralidade é possível resgatar a ancestralidade ora esquecida. Ademais, o teatro de Júlio Romão da Silva busca seguir os passos do Teatro Experimental do Negro –TEN, que tem como principal mentor Abdias Nascimento, e que, por meio dessa criação coloca o negro no palco para que possa mostrar sua arte, portanto, Nascimento (2020) contribui para a construção desse capitulo, posto que são observadas as críticas que ele manifesta contra o racismo, a inserção do negro no teatro e a gestão emancipadora do TEN.