A presença constante do gênero de autoajuda, que objetiva ensinar aos leitores técnicas de como alcançar sucesso financeiro, pessoal e profissional, entre os exemplares de obras mais vendidas no mercado editorial brasileiro, liderado principalmente pelas vendas de livrarias exclusivamente virtuais, têm demonstrado a relevância social do gênero no Brasil. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo identificar quais os discursos presentes nas obras mais vendidas do gênero de autoajuda no mercado editorial brasileiro nos anos de 2020, 2021 e 2022 e se tais títulos auxiliam para a manutenção de uma “racionalidade neoliberal”. A pesquisa é conduzida por meio da base teórico-metodológica da Análise de Discurso Crítica (ADC), mais especificamente a abordagem dialético-relacional proposta por Chouliaraki e Fairclough (1999) e Fairclough (2001, 2003), que compreende ter a linguagem um papel fundamental na construção de relações assimétricas de poder, articulada com o estudo sobre a racionalidade neoliberal, defendido por Dardot e Laval (2016). Para análise e interpretação dos dados, foram utilizadas categorias analíticas propostas pela ADC, como a intertextualidade, a interdiscursividade, a modalidade e os modos de operação da ideologia. Os resultados evidenciam que os discursos presentes nas produções selecionadas reforçam a racionalidade neoliberal, através de uma condução que visa a responsabilizar o indivíduo sobre diversos aspectos da vida social, sendo ele o único responsável pelos resultados alcançados ou não no decorrer de sua vida, desconsiderando condições de desigualdade social, o que vemprovocando um sofrimento psíquico a inúmeros indivíduos.