As práticas de leitura, desenvolvidas na sala de aula, devem visar à formação de leitores competentes. Trabalhar, no estágio supervisionado, com essa perspectiva, é a proposta deste trabalho, considerando como a teoria adquirida na formação inicial e a prática, no estágio, coadunam-se para a construção do futuro professor de leitura. Assim, elegeu-se como objeto de estudo saberes mobilizados por professore em formação nas aulas de leitura. O ponto central desta pesquisa se voltará para duas situações: os conhecimentos teóricos quanto ao ensino de leitura, trazidos para o estágio por professores em formação inicial, do curso de Letras/UFPI, e as práticas de leitura, desenvolvidas na regência para o ensino fundamental, no estágio supervisionado. A questão geral que norteou este estudo foi: Que saberes docentes são mobilizados pelos professores em formação inicial de letras/português, na aula de leitura, no estágio supervisionado? Sendo o objetivo geral: Investigar os saberes teóricos e práticos de leitura, mobilizados pelos professores em formação inicial do curso de Letras/UFPI, no momento da regência, no estágio supervisionado. O aporte teórico divide-se em duas seções: a primeira parte que se ancora nas ideias de Kato (1995), de Leffa (1996, 1999), de Solé (1998), dos Parâmetros Curriculares da Educação Nacional – Língua Portuguesa (BRASIL, 1998; 2000), de Antunes (2003), de Rojo (2004; 2009), Ataíde (2013), deSegabinazi ; Lucena (2016), de Ferrarezi Jr; Carvalho (2017), da Base Nacional Comum Curricular (2018); de Vicari et al (2019), de Holanda (2020) e de Silva; Monteiro; Souza (2020), dentre outros, tratando da leitura; e a segunda, na Lei 9394/96 (BRASIL, 1996), em Pimenta (1997), em Perrenoud (2002), em Tardif (2005), em Oliveira e Cunha (2006), em Gauthier et al (2006), em Passerini (2007), em Januário (2008), em Santos Filho (2010), em Freire (2011), em Silva (2011), e em Pimenta e Lima (2012), que discute o estágio supervisionado, os saberes docentes, a transposição didática e a relação professor-aluno. Os dados desta investigação foram coletados em uma turma de Estágio Supervisionado III, do curso de Letras-Português, da Universidade Federal do Piauí. A pesquisa desenvolvida é de campo, sendo qualitativa, com vertente etnográfica em sala de aula. A relevância deste estudo está na possibilidade de abrir espaço para investigação e reflexão sobre a função do estágio supervisionado na formação inicial do professor de língua portuguesa, no que se refere à mobilização de saberes teóricos e práticos na aula de leitura. O resultado parcial aponta para lacunas teóricas na formação inicial dos professores, de língua portuguesa, no que se refere ao planejamento de práticas de leituras, pensadas para serem executadas em sala de aula.