Esta tese é resultado de uma investigação sobre a escrevivência na dramaturgia de Júlio Romão da Silva, tendo como corpus literário escolhido o livro Teatro (2018), o qual é composto por duas peças, a saber: A Mensagem do Salmo (1967) e José, o vidente (1974). O objetivo deste trabalho é pesquisar a escrevivência no teatro de Júlio Romão da Silva para compreender o engajamento do autor nas questões sociais sob a perspectiva de um negro. A escrevivência aqui compreendida é um termo cunhado por Conceição Evaristo, para quem a Escrevivência é o reflexo de fatos do cotidiano, numa junção de ações como viver, observar o mundo à sua volta e escrever. É, portanto, um espaço para delatar as incoerências sociais presentes no meio do povo. A pesquisa é básica, a metodologia a ser utilizada será a pesquisa bibliográfica e documental em uma abordagem qualitativa. Para atender à proposta da pesquisa, eu investiguei a religiosidade como cenário de aproximação do Cristianismo ocidental com a cultura negra nas peças teatrais já citadas à luz da Escrevivência, identificando como o autor se manifesta no enfrentamento da Ditadura Civil-Militar através do teatro sob a ótica da Escrevivência, examinando as implicações sociais ocorridas na comunidade negra a partir do teatro de Júlio Romão da Silva e como o autor se posiciona frente às injustiças sociais.