Discutir as representações num espaço tão dinâmico e heterogêneo como a escola, nos permite refletir sobre o ensino de língua portuguesa nesse espaço. Nesta pesquisa, em que investigamos representações sociais de professores e alunos a partir de interações em eventos de letramento, apresentamos algumas questões que orientaram o nosso processo investigativo, a saber: i) Qual a dinâmica das professoras na sala de aula, nas interações com os alunos em contextos de eventos de letramento? ii) Quais representações de escola são construídas pelos professores e alunos? iii) Quais representações sociais, quanto ao ensino de língua portuguesa, são construídas e mobilizadas pela tríade: professora de gramática, professora de literatura e professora de redação? iv) Quais representações de ensino de língua portuguesa são construídas e mobilizadas pelosalunos? v) As representações dos atores condizem com as suas falas nas entrevistas? Diante disso, o referido estudo propõe como objetivo geral: investigar as representaçõesdos professores e alunos do ensino médio sobre o ensino de língua portuguesa a partir das interações que se efetivam em eventos de letramento. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa de abordagem etnográfica, que utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação participante, além de entrevistas aplicadas aos atores pesquisados.Utilizaremos como pressupostos teórico-metodológicos na discussão sobre Letramentos, autores dentre os quais destacamos: Street (2014]), Kleiman (1995, 2005), Soares (2012; 2013), Bortoni-Ricardo (2008), Lopes (2006), Tfouni (2010). No domínio das representações sociais, nos situamos nos pressupostos de Moscovici (2015), Jodelet (2001, 2009), e, ainda nas representações cotidianas ancoradas nos pressupostos da Sociologia, segundo Goffman (2014). A literatura aponta que os estudos sobre as Representações Sociais e Letramentos têm evoluído de forma significativa, especialmente nas áreas a Linguagem, Educação. Portanto, essa proposta de pesquisa contribui para a discussão e compreensão sobre o que significa representar nas práticas sociais cotidianas a partir de interações em eventos de letramento.