Uma multiplicidade de linguagens e compreensões circunda a sociedade diariamente. Como resultado, temos que mobilizar diversos conhecimentos para pegar uma condução, compreender um sinal de trânsito, fazer uma feira no supermercado, assistir a uma celebração religiosa, dentre outras infinitas práticas sociais. Estamos, portanto, diante de múltiplos letramentos, que mobilizam formas diversas de ler, de ver e compreender o mundo. Por isso, este trabalho busca desvelar a influência dos letramentos múltiplos na preservação identitária e cultural da comunidade quilombola São Martins, localizada em Paulistana-PI. Para tanto, elegemos, como objetivo geral, analisar, na perspectiva dos letramentos múltiplos e da Sociolinguística Interacional, de que forma as pistas de contextualização utilizadas nos eventos de letramentos dos habitantes do quilombo São Martins remetem a práticas culturais e, consequentemente, quais práticas culturais, de desenvolvimento e de conservação da comunidade. Como delimitação, iremos investigar as práticas de letramentos múltiplos, ancorados no uso da língua, na comunidade São Martins, localizada no interior de Paulistana-PI, e se essas práticas contribuem para a preservação e difusão da cultura daquele povo. Partiremos, pois, de uma pesquisa com viés nos letramentos múltiplos e na sociolinguística interacional, a ser realizada por meio de uma etnografia. Como procedimentos metodológicos, nossa pesquisa terá uma abordagem qualitativa, com base nos princípios da etnografia para a construção do corpus, que será constituído de entrevistas semiestruturadas, conversas informais com os moradores da comunidade e observação de eventos e reuniões, a fim de coletar informações. Todas as etapas serão amparadas na resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016, que trata de aspectos éticos e legais em pesquisas com seres humanos na área de ciências humanas e sociais. Utilizaremos também um diário de campo com o fito de registra as mais diversas informações do cotidiano da comunidade, as quais não são perceptíveis nas gravações ou partem do olhar do pesquisador; e uma análise documental (atas de reunião, documentos antigos da comunidade, notícias em jornais). A literatura utilizada para embasar a pesquisa bibliográfica será, na área dos letramentos: Street (2014), Kleiman (1995), Rojo (2012), Soares (2001, 2003, 20 17), dentre outros; no campo da Sociolinguística, nos darão suporte teórico: Allan Bell (2014), Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2014), Gumperz (1982), Dell Hymes (1974), Costa (1988), etc.; no campo de territorialidades, serão usados autores como: Haesbaert (2007) e Almeida (2008); acerca dos conceitos e abordagens em Identidades, serão utilizados Hall (2003) e Giddens (1991). Como contribuição deste trabalho, esperamos fortalecer os estudos sobre os letramentos e a Sociolinguística em comunidades quilombolas, além de possibilitar que outros estudiosos deem continuidade aos estudos em comunidades tradicionais, especialmente no estado do Piauí.