Um estudo sobre as estratégias de leitura aplicadas no ensino médio nas escolas estaduais de Picos: uma visão crítica
Estratégias de leitura. Abordagem sócio histórica. Leitor crítico
A dissertação intitulada “Um estudo sobre as estratégias de leitura aplicadas no Ensino Médio nas Escolas Estaduais de Picos: uma visão crítica” tem como objetivo investigar as estratégias de leitura aplicadas pelos professores de Língua Portuguesa no Ensino Médio das Escolas Estaduais de Picos, com a finalidade de fazer uma reflexão crítica acerca do ensino de leitura difundido nessas escolas e averiguar se as práticas de leitura desenvolvidas pelos professores de Língua Portuguesa contribuem para a formação do leitor crítico e competente. A coleta de dados será realizada em três escolas estaduais de Ensino Médio de Picos: Unidade Escolar Landri Sales, Escola Normal Oficial de Picos e o Centro de Ensino de Tempo Integral Marcos Parente que se caracterizam por apresentarem realidades econômicas e socioculturais em comum e principalmente por demonstrarem semelhanças no que se referem às dificuldades enfrentadas pelos professores de Língua Portuguesa no ensino da leitura. A pesquisa se fundamentará na perspectiva sócio histórica de Bakhtin (2003) e Vygotsky (1988), que consideram a pesquisa não como um ato individual ou monológico, mas como uma ação entre sujeitos, portanto dialógica, na qual o pesquisador e pesquisado são partes integrantes da investigação e nela se ressignificam. A partir dos pressupostos teóricos de Solé (1998), Palincsar e Brown (1984), Koch e Elias (2006), Kleiman (2002), entre outros, alguns questionamentos acerca das estratégias de leitura serão levantados e discutidos no curso da pesquisa a ser realizada.