Apesar do surgimento dos novos letramentos e do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação e na formação docente, ainda existem questões que precisam ser discutidas, analisadas e compreendidas e que a prática dos novos letramentos, ou a sua ausência, pode influenciar de maneira positiva ou negativa o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem da Língua Portuguesa (LP). Esta pesquisa, situada no campo da Linguística Aplicada (LA), em por objetivo geral analisar um curso de formação inicial sobre os novos letramentos e, a partir disso, averiguar as possíveis influências desse curso para a formação de futuros professores de LP, alunos do curso de Letras da UFPI/CSHNB. O estudo fundamenta-se, principalmente, na teoria dos novos letramentos, com base em autores como Lankshear e Knobel (2003, 2006, 2007), Mattos (2014), Rosa (2016) e Rojo e Moura (2019), Fagundes (2019), Araújo (2023), entre outros. Como metodologia de pesquisa, além da pesquisa bibliográfica, iremos realizar, através de uma abordagem qualitativa e intepretativista, complementada por uma pesquisa-ação, uma pesquisa de campo que terá como contexto um curso de formação inicial, a ser oferecido na modalidade híbrida ou semipresencial, aos alunos do Curso de Letras-Língua Portuguesa da UFPI/CSHNB. Além disso, pretendemos utilizar como instrumentos de pesquisa, a aplicação de questionários e observações feitas no curso que será ministrado pelo próprio pesquisador. A justificativa para desenvolver esse estudo se dá pelo fato de que este tema possui relevância social e acadêmica, oferecendo contribuições para outros pesquisadores interessados em explorar e estudar os novos letramentos na formação de professores de LP, promovendo novas discussões e estudos para área. Como resultados da pesquisa, esperamos, dentre várias outras questões, que os alunos do curso de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos-PI, desenvolvam, por exemplo, uma compreensão e prática mais aprofundada dos novos letramentos.