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Banca de DEFESA: AMANDA MAYLLA FERREIRA MENEZES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA MAYLLA FERREIRA MENEZES
DATA: 20/02/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Curso de Graduação em Odontologia- UFPI e Google Meet (formato híbrido).
TÍTULO: Técnicas e Materiais restauradores de uso direto em dentes posteriores: ensino em instituições no Brasil.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino odontologia, Amálgama dental, Resina composta.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

RESUMO:

RESUMO: Introdução: O amálgama e a resina composta são os materiais de uso direto disponíveis para dentes posteriores. O amálgama é um material de baixo custo e com elevada longevidade. O aprimoramento das propriedades mecânicas, químicas, físicas e estéticas das resinas compostas e o desenvolvimento dos sistemas adesivos possibilitam a indicação com segurança também para dentes posteriores. A evolução das resinas e questionamentos sobre segurança do uso do amálgama induzem ao maior emprego das resinas compostas em dentes posteriores em relação ao amálgama. Como consequência, há uma tendência de diminuição ou eliminação do ensino do amálgama nos cursos de odontologia. Objetivo: Determinar quais materiais e técnicas restauradoras são incluídas nos currículos e identificar fatores associados ao uso de amálgama. Materiais e Métodos: Um questionário validado foi enviado a 183 cursos de graduação em odontologia. Resultados: Na análise bivariada, instituições privadas apresentaram 62% menor chance de utilização de amálgama em clínicas, em relação às públicas (OR=0,38; IC95%=0,16-0,88). Instituições que ministram aulas laboratoriais com amálgama tiveram 40% maior chance de utilizarem amálgama na clínica (OR=1,40; IC95%=1,25-1,57). Conclusão: A resina composta, seja por técnica direta, indireta ou semi-direta destaca-se como principal material ensinado e utilizado nos cursos de Odontologia no Brasil. O ensino do amálgama dental ainda é realizado na maioria das instituições pesquisadas, mas em menor proporção em instituições privadas do que em públicas. No entanto, novos estudos devem ser conduzidos para verificar a demanda por este assunto, considerando sua importância no treinamento de habilidades manuais e por ser um material ainda comercializado no Brasil.

ABSTRACT : Introduction: Amalgam and composite resin are the materials available for direct use in posterior teeth. Amalgam is a low-cost material with high longevity. The improvement of the mechanical, chemical, physical and aesthetic properties of composite resins and the development of adhesive systems allow their safe use in posterior teeth as well. The evolution of resins and questions about the safety of amalgam use have led to the greater use of composite resins in posterior teeth compared to amalgam. As a consequence, there is a tendency to reduce or eliminate the teaching of amalgam in dentistry courses. Objective: To determine which restorative materials and techniques are included in the curricula and to identify factors associated with the use of amalgam. Materials and Methods: A validated questionnaire was sent to 183 undergraduate dentistry courses. Results: In the bivariate analysis, private institutions had a 62% lower chance of using amalgam in their clinics, compared to public institutions (OR=0.38; 95%CI=0.16-0.88). Institutions that provide laboratory classes with amalgam had a 40% higher chance of using amalgam in their clinics (OR=1.40; 95%CI=1.25-1.57). Conclusion: Composite resin, whether by direct, indirect or semi-direct technique, stands out as the main material taught and used in Dentistry courses in Brazil. Dental amalgam teaching is still carried out in most of the institutions surveyed, but to a lesser extent in private institutions than in public ones. However, new studies should be conducted to verify the demand for this subject, considering its importance in training manual skills and because it is a material still commercialized in Brazil.

 

KEY-WORDS : dentistry teaching, dental amalgam, composite resin.

PRESS RELEASE PARA PUBLICAÇÃO EM JORNAL DE CIRCULAÇÃO:

Pesquisa Realizada no Brasil Destaca a Importância do conhecimento do ensino em Odontologia Restauradora.

Uma pesquisa realizada nas Instituições de Ensino de Odontologia do Brasil trouxe dados significativos sobre o ensino de técnicas e materiais restauradores. Conduzido entre maio e novembro de 2024, o estudo avaliou 183 instituições e revelou que a resina composta, seja por técnicas direta, indireta ou semi-direta, é o principal material ensinado e utilizado nos cursos de Odontologia no Brasil. Além disso, observou-se uma redução no ensino e na utilização do amálgama dental. Esses achados reforçam a importância de compreender como as práticas e abordagens em odontologia restauradora são ensinadas, a fim de orientar discussões e a criação de projetos pedagógicos.

Principais Achados:

No total, o ensino do amálgama como material restaurador é realizado em 72,7% das instituições. Entre essas instituições, 37,5% ministram somente teoria sobre o material, e 35% além do conteúdo teórico, são realizadas também em laboratório restaurações em manequins. Instituições privadas apresentaram 62% menor chance de utilização de amálgama em clínicas, em relação a instituições públicas.

Impacto e Relevância para o ensino:

No Brasil, embora o amálgama ainda continue sendo comercializado e utilizado, em seminários e eventos científicos da área, percebe-se uma tendência da exclusão deste conteúdo dos currículos. No entanto a sua importância para o ensino é imprescindível, dessa forma, novos estudos para avaliar esse impacto da redução devem ser encorajados.

 

PROJETO DE PESQUISA AO QUAL O PROJETO ESTÁ VINCULADO: Técnicas e Materiais restauradores de uso direto em dentes posteriores: ensino em instituições no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 157.***.***-53 - CECY MARTINS SILVA - UFPA
Externo à Instituição - 446.***.***-34 - CLAUDIO HELIOMAR VICENTE DA SILVA - UFPE
Presidente - 1167660 - REGINA FERRAZ MENDES VIANA
Interno - 1208790 - THAÍS TORRES BARROS DUTRA
Notícia cadastrada em: 07/02/2025 10:42
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