O presente estudo tem como foco a história e memória do Grupo Escolar Fenelon Castelo Branco, instituição criada em 1928 na cidade de União-PI, com o intuito de modernizar a instrução primária, aumentar o número de letrados e educar os alunos e a comunidade unionense nos moldes patrióticos e progressistas do período. O recorte temporal desta pesquisa corresponde do ano de 1928, ano de criação do grupo ao ano de 1971, ano em que o ensino primário e ensino secundário passam a corresponder o mesmo nível segundo a lei. Por ser uma pesquisa de cunho histórico usamos de diferentes fontes para analisar os processos, a história e a memória da instituição escolar alçada como objeto de estudo. Dentre as fontes consultadas para o métier historiográfico destacamos as fontes escritas do arquivo escolar do grupo escolar, fontes orais extraídas de testemunhos orais coletados por meio de entrevistas, fontes icnográficas, fontes oficiais como ofícios e portarias, fontes hemerográficas, com destaque para matérias e notícias extraídas de jornais da época e do Diário Oficial do Piauí. Por ser uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo histórica, elegemos como embasamento teórico-metodológico a História Cultural, tendo em vista que para a melhor análise e interpretação se faz necessário um suporte que nos permita ver as simbologias e representações dos fatos e contextos históricos. Adotamos como suporte teórico: Magalhães (2004), Lopes (2001), Ferro (1996), Costa Filho (2006), Chartier (1990), Certeau (2000), Neves (2017), Souza (2004), Sousa (2009), dentre outros. Foi percebido que a criação do Grupo Escolar Fenelon Castelo Branco fez parte do processo de expansão dos grupos escolares pelo interior do Piauí, e a sua organização e funcionamento refletiam o modo como a educação estava sendo organizada e os ideais e anseios de governantes e educadores do período. As memórias da/e sobre a instituição, interpretadas por meio das fontes, expôs como o Grupo Escolar Fenelon Castelo Branco representava para a população unionense como uma escola popular e moderna, de disciplinas rígidas e pedagogias tradicionais. Esta instituição marcou a memória individual e coletiva de gerações de unionenses e modernizou a instrução primária da cidade, tornando-se a mais importante escola da cidade na primeira metade do século XX. Através do estudo do referido grupo escolar foi possível interpretar como a educação primária do período se desenvolveu na cidade de União, como os alunos e a comunidade foi impactada e como ela era representava e simbolizada em meios aos processos sociais e históricos.