A pesquisa tem como objetivo compreender os desafios dos professores da rede estadual do Piauí, que atuam no Ensino Médio, na operacionalização do currículo com base na BNCC, considerando o cotidiano da prática docente no âmbito da escola. E objetivos específicos: Identificar os desafios presentes na prática dos professores do Ensino Médio quanto a operacionalização do currículo conforme prescreve o documento curricular; Descrever como os professores do Ensino Médio compreendem o currículo no cotidiano escolar, a partir do que estabelece a Base Nacional Comum Curricular; Analisar como os docentes da formação geral básica operacionalizam o currículo nas práticas pedagógicas no cotidiano escolar considerando as aprendizagens essenciais definidas na BNCC do Ensino Médio Partimos do pressuposto de que a participação dos professores é fundamental tanto no processo de produção e implantação da BNCC quanto do currículo no Ensino Médio, considerando os desafios que se manifestam no cotidiano escolar dos docentes. Tendo como ponto de partida a seguinte questão-problema: Quais os desafios dos professores da rede estadual do Piauí, que atuam no Ensino Médio, na operacionalização do currículo com base na BNCC, considerando o cotidiano da prática docente no âmbito da escola? Esta pesquisa está alicerçada nos princípios da Etnometodologia enquanto teoria do social, e na abordagem do ciclo de políticas como um método para análise tendo como suporte os dispositivos da observação participante, o memorial de formação e prática e as rodas de conversa para a construção dos dados. O campo empírico constitui-se quatro (04) professores da formação geral básica, que ministram aulas nas turmas de 1ª a 3ª séries do ensino médio de duas escolas públicas do estado do Piauí (sendo uma na zona rural e a outra na zona urbana), situadas no município de Piripiri-PI. Na análise dos dados faremos uso da Teoria da Atuação considerando os campos de atuações de políticas nas escolas, segundo Ball (2016), a partir do contexto da prática no sentido de compreender a BNCC e o Currículo do Ensino Médio enquanto política pública – criação, normatização e implementação e/ou atuação – e identificar no contexto da prática como os professores operacionalizam essa política nas suas atividades cotidianas de sala de aula.