Temas relacionados à juventude estão em destaque na sociedade brasileira contemporânea, sobretudo no que diz respeito às suas escolhas profissionais. A última reforma do Ensino Médio (EM), implementada pela Medida Provisória 746/16, transformada posteriormente na Lei N. 13.415/17, trouxe à tona uma série de discussões a respeito da formação escolar dos jovens, pois esta etapa de ensino é apresentada como processo formativo fundamental para cidadania e para o trabalho. Nesse sentido, torna-se necessário investigar os impactos que essa reforma trouxe nas escolhas profissionais dos jovens da escola pública, quais alternativas concretas o Novo Ensino Médio (NEM) dispõe aos estudantes a fim de que eles possam planejar e objetivar o seu futuro profissional. A pesquisa aqui apresentada é de natureza qualitativa e tem como objetivo geral investigar os fatores objetivos e subjetivos que orientam os jovens da escola pública em suas escolhas profissionais, no contexto do novo ensino médio. Os objetivos específicos apontam para: identificar quais subsídios a escola pública de ensino médio oferece aos jovens para contribuir com sua escolha profissional; analisar as condições materiais de permanência dos jovens no ensino médio e compreender os elementos subjetivos que orientam suas escolhas profissionais. O método que será utilizado é o materialismo histórico-dialético, baseado nos postulados filosóficos de Marx (2017), Lukács (2018) e Mészáros (2011), pois pretendemos fazer uma análise do nosso objeto para além de sua aparência, visando alcançar a sua essência. Fará parte do percurso da pesquisa o aprofundamento bibliográfico, a fim de analisar dialeticamente o contexto histórico que estamos vivenciando, além da análise documental e da pesquisa de campo (Gil,2008), visando compreender onde o sujeito da nossa pesquisa está inserido, conhecer sua realidade e compreender como acontecem suas escolhas dentro do contexto escolar e social. Utilizaremos duas técnicas de construção dos dados, o questionário socioeconômico e o grupo focal. Na concepção de Gil (2008), o questionário é uma técnica eficaz de coleta de dados e é muito utilizada para caracterizar os participantes de uma pesquisa. No que se refere à técnica de grupo focal, estamos fundamentadas em Gatti (2005), por defender que esta técnica proporciona relação mais próxima e dinâmica entre pesquisador e pesquisados. Esperamos que este trabalho possa contribuir com a produção de conhecimento sobre a juventude, ao analisar criticamente como os jovens atuam sendo sujeitos sociais capazes de fazer suas escolhas profissionais e construir suas histórias, levando em conta as condições materiais que estão postas e o contexto econômico e político que impactam significativamente em suas decisões. Além de contribuir no âmbito social, pois essa camada representa a continuidade da sociedade e olhar para essa categoria favorece uma melhor compreensão sobres esses sujeitos, possibilitando fazer um planejamento de ações mais assertivas para esse público.