Este estudo tem como objeto, escritas de si e prática educativa na Educação Infantil, focalizando modos de pensar a prática educativa de professoras da Educação Infantil. Parte da seguinte questão: A partir da escrita de si, que modos de pensar a prática educativa na Educação Infantil são materializados em narrativas de professoras que atuam nesta primeira etapa da educação básica? O objetivo geral consiste em analisar, a partir da escrita de si, modos de pensar a prática educativa materializados por professoras que atuam na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: a) Averiguar como professoras da Educação Infantil dão materialidade aos aspectos teóricos e metodológicos de suas práticas educativas; b) Compreender, a partir da escrita de si, o pensamento de professoras da Educação Infantil sobre as crianças e sobre a prática educativa que desenvolvem nesta primeira etapa da educação básica; c) Refletir sobre como a escrita de si, ao possibilitar a expressão dos modos de pensar a prática educativa, pode sensibilizar professoras da Educação Infantil para autoformação. Em conformidade com os objetivos da investigação, o estudo propõe a seguinte tese: Se a escrita de si, sobre a prática educativa na Educação Infantil, for alicerçada na reflexão, na unidade teoria-prática e no autoconhecimento poderá possibilitar às professoras que atuam nesta primeira etapa da educação básica, o desenvolvimento da consciência sobre as implicações de seus modos de pensar as crianças e a própria prática nas atividades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças e em seus próprios processos de autoformação. A pesquisa tem como fundamento a teoria sócio-discursiva (Bakthin, 1990; 2006) e os pressupostos do método autobiográfico, conforme Abrahão (2004), Delory-Momberger (2008), Finger e Nóvoa (2010), Pineau (2006), e Passeggi, Souza e Vicentini (2011), entre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa autobiográfica, tendo como dispositivos de produção das narrativas foram os ateliês biográficos e os diários da prática, em conformidade Zabalza (1994, 2004). A pesquisa teve como contexto empírico uma instituição de Educação Infantil, situada no município de Teresina/Piauí, contando com a colaboração de quatro professoras da Educação Infantil. A análise das narrativas teve como base análise compreensiva-Interpretativa das narrativas, proposta por Souza (2006). Os resultados preliminares indicam que a escrita de si de professores da Educação Infantil possibilitou que expressassem os seus modos de pensar sobre Educação Infantil, crianças, infâncias.