Notícias

Banca de DEFESA: PAULO HENRIQUE PEREIRA SOARES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO HENRIQUE PEREIRA SOARES DA SILVA
DATA: 24/06/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO: ENTRE PALCOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: DO PROJETO VIOLÃO NA ESCOLA PARA ORQUESTRA DE VIOLÕES DE TERESINA (2007 – 2020)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação Musical, Orquestra de violões
PÁGINAS: 141
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo interpretar a criação, implantação e consolidação da Orquestra de Violões de Teresina que teve sua origem como uma ação do Projeto Violão na Escola, no âmbito da prefeitura de Teresina, A pesquisa visa entender como essas iniciativas colaboram para a difusão dos saberes violonísticos em Teresina. Para alcançar esse objetivo, o estudo se concentra em: refletir sobre a origem, criação, implantação e os objetivos do projeto; analisar de que maneira a Orquestra de Violões de Teresina contribui para a difusão do repertório violonístico e a formação de plateias na cidade; e investigar as práticas pedagógicas e os métodos utilizados pelos músicos no ensino do violão, bem como os impactos sociais dessas ações. A Orquestra de Violões de Teresina, ativa desde 2008, tem como missão promover o ensino e a valorização da música piauiense através de apresentações, concertos e do ensino coletivo de violão. Esse projeto foi iniciado em 2007 pelo Projeto Violão na Escola, que foi a base para a criação da OVT. Este estudo é de natureza qualitativa, com base na perspectiva da história oral. Para isso, a fundamentação teórica e metodológica se apoia nas concepções de Félix (1998) e Luca (2020) sobre os métodos e práticas da pesquisa histórica, de Barcellar (2008) no que se refere ao uso de arquivos, de Halbwach (1990) e Thompson (1998) no que diz respeito à discussão sobre memória coletiva e História Oral, e de Monti (2015) para fundamentar as percepções sobre canções. Como resultado, é possível elucidar que, a criação e implantação da Orquestra de Violões de Teresina ocorreram de forma despretensiosa, à medida que o desenvolvimento do trabalho inicial ganhou notoriedade em alinhamento com as parcerias políticas. A formação de plateia é promovida por meio da difusão da diversidade cultural presente no repertório musical, o que contribui para a formação de diferentes tipos de público. O desenvolvimento dos alunos ocorreu por meio de práticas coletivas e apresentações, sendo avaliados de forma contínua pelo professor no processo de ensino-aprendizagem. O Projeto Violão na Escola e a Orquestra de Violões de Teresina impactaram significativamente a vida social e educacional dos ex-alunos, todos os quais seguiram carreira como artistas ou no ensino de música em diferentes instituições da cidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 1258783 - MARIA SOLANGE ROCHA DA SILVA
Externo à Instituição - 095.***.***-93 - ALEXANDRA LIMA DA SILVA - UERJ
Externo à Instituição - 028.***.***-65 - MARCO ANTONIO TOLEDO NASCIMENTO - UFC
Notícia cadastrada em: 05/06/2025 11:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 01/07/2025 00:50