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Banca de QUALIFICAÇÃO: KÁCIO DOS SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KÁCIO DOS SANTOS SILVA
DATA: 07/07/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: A devolução dos Espelhos: uma tese-dança para (des)aprender imagens afrodescendentes
PALAVRAS-CHAVES: Imagens afrodescendentes. Dança afroperspectivada. Educação descolonizadora.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:

O colonialismo produziu imagens deturpadas em nossos corpos. Elas se configuram através de processos de aprendizagens que violentam e subalternizam corpos visivelmente racializados. A forma cartesiana de separar corpo e intelectualidade é um exemplo desse processo de dominação, onde comumente pessoas e culturas afrodescendentes ficam relacionadas a um aspecto mais corporal e, pessoas e culturas de descendência europeia como uma forma mais racional. Nesta dicotomia, há uma intenção colonial evidente de silenciar a intelectualidade de origem africana (negra) que, no caso desta pesquisa, propõe-se a dança como área de conflito.  Por este motivo, esta tese tem duas configurações de linguagem: uma escrita, e a outra dançada. É um experimento, onde o corpo produz o próprio conhecimento, sendo uma tese-dança. Baseando-se nestas ponderações iniciais, esta pesquisa propõe-se o seguinte objetivo: compreender como a criação e apresentação de um espetáculo de dança, produzido a partir dos referenciais desta tese, pode contribuir para produzir aprendizagens capazes de recusar imagens coloniais e estimular a formação de novas imagens que fomentem a consciência e a autoestima de pessoas negras. A metodologia desta tese tem sido desenvolvida a partir da criação coreográfica do mesmo codinome da tese: ‘a devolução dos espelhos’. A obra foi apresentada para diferentes públicos no Brasil e em Portugal, através do doutoramento sanduíche, e tem produzido dados de duas formas, primeiramente através da própria construção coreográfica com análise das imagens e conteúdo da apresentação e, segundamente, através da produção de dados dos espectadores da performance através de questionários, entrevistas e rodas de conversas revelando as aprendizagens na relação artista-pesquisador-espectador. A tese se ampara nos estudos de Fanon (2008; 1968), Kácio Silva (2023), Francilene Silva (2022), Boakari (2022), Biko (1987), Cesáire (2020), Souza (2021), Martins (2024), Carneiro (2019; 2023), hooks (2021; 2021), Evaristo (2024), Freire (2019), Moura (2019; 2020; 2021), Gilroy (1993), Mbembe (2017; 2018), Faustino e Lippold (2023), Mignolo (2013), Nascimento (2007; 2022), Bento (2022), Santos (2023) e, Lacan (1998).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 217.***.***-49 - ASSUNCAO DE MARIA SOUSA E SILVA - UESPI
Externo à Instituição - 287.***.***-68 - FELICIANO JOSE BEZERRA FILHO - UESPI
Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 1714610 - MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Interno - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Externo à Instituição - 258876190 - SILVIA RODRÍGUEZ MAESO - UC
Notícia cadastrada em: 16/06/2025 10:40
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