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Banca de QUALIFICAÇÃO: ZILDA TIZZIANA SANTOS ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZILDA TIZZIANA SANTOS ARAÚJO
DATA: 02/07/2025
HORA: 14:30
LOCAL: sala de defesa
TÍTULO: CICLO EXPANSIVO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA CRÍTICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES: DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
PALAVRAS-CHAVES: atividade; formação continuada; ciclo expansivo; TPACK; integração tecnológica.
PÁGINAS: 254
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A docência contemporânea é permeada por diferentes desafios, dentre eles situa-se a integração tecnológica na prática pedagógica. Consoante com tal desafio, está a necessidade de desenvolvimento do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo do (TPACK) com vista à formação integral e emancipatória. Daí a relevância de que os professores possam acessar este conhecimento por meio de um processo crítico-reflexivo de formação continuada que considere a atividade do sujeito, tomando como base o Ciclo Expansivo de Aprendizagem (Engeström, 2016). E é este o escopo desta pesquisa, a atividade de formação continuada crítico-reflexiva de professores, delimitando-se: o ciclo expansivo de aprendizagem, enquanto estratégia para o seu desenvolvimento; e o TPACK, como o seu motivo orientador. Assim, o objeto de estudo é a atividade de formação continuada crítico-reflexiva de professores, realizada a partir do ciclo expansivo de aprendizagem, para o desenvolvimento do TPACK. Delimitando o problema da seguinte maneira: a atividade de formação continuada crítico-reflexiva de professores, quando realizada a partir do ciclo expansivo de aprendizagem, desenvolve o TPACK? O objetivo geral é analisar se a atividade de formação continuada crítico-reflexiva de professores, quando realizada a partir do ciclo expansivo de aprendizagem, desenvolve o TPACK. Os objetivos específicos são: realizar uma atividade de formação continuada crítico-reflexiva, a partir do ciclo expansivo de aprendizagem, para o desenvolvimento do TPACK docente; identificar, em diferentes momentos da atividade de formação continuada crítico-reflexiva, como o TPACK dos participantes é mobilizado; caracterizar o processo de aprendizagem dos participantes durante o ciclo expansivo; descrever a contribuição da atividade de formação continuada crítico-reflexiva para a ressignificação do TPACK docente. Pauta-se em uma matriz epistemológica alicerçada na Teoria Crítica (Habermas, 2002), na Teoria da Atividade Histórico-Cultural (Vigotski, 1988; Leontiev, 1978), na Teoria da Aprendizagem Expansiva (Engeström, 1987) e na Filosofia da Práxis (Sánchez Vázquez, 1977). A metodologia delineia-se como: pesquisa de natureza qualitativa (Minayo, 2001), de abordagem Etnometodológica (Coulon, 2005), do tipo pesquisa-ação (Thiollent, 1986). O locus é uma escola da rede pública estadual com oferta de educação profissional, situada no município de Pedro II, no Piauí. Os participantes,  selecionados com base em critérios de inclusão e exclusão, são cinco docentes com mais de três anos de experiência na educação profissional. Os procedimentos de produção de dados utilizados foram: grupo focal, questionário, observação participante e o curso de formação continuada em TPACK. Subsidiados pelos seguintes instrumentos: formulários on-line, roteiro de entrevista, diário de campo e as notas reflexivas do curso de formação continuada em TPACK, dentre outros. A análise de dados fundamenta-se na hermenêutica-dialética e na Análise de Conteúdo. O estudo encontra-se na fase da pesquisa de campo e traz resultados parciais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 2217442 - RAIMUNDA ALVES MELO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 010.***.***-85 - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Externo ao Programa - 1578481 - MÁRCIA CRISTIANE ELOI SILVA ATAÍDE
Externo à Instituição - 00.000.000/8778-70 - JOAQUIM LUÍS MEDEIROS ALCOFORADO - UC
Notícia cadastrada em: 23/06/2025 17:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 01/07/2025 00:48